Em primeiro lugar; bem-vindo a Campo Grande MS, a joia rara do centro-oeste brasileiro que encanta por sua rica história, cultura e belezas naturais.
Campo Grande é sem dúvidas um caldeirão cultural com suas raízes indígenas e a herança de descendentes de europeus.
Exploraremos sua herança cultural e histórica; a gastronomia com os sabores característicos do centro-oeste, além de mergulharmos em tradições culturais, eventos e as maravilhas do ecoturismo nos arredores da cidade.
Ou seja; se deseja saber mais a respeito de Campo Grande MS, continue lendo o nosso conteúdo e descubra mais sobre esse destino imperdível.
Gastronomia em Campo Grande MS: Os sabores do Centro-Oeste
A gastronomia de Campo Grande é marcada por uma mistura de influências culturais e regionais, resultando em pratos únicos e saborosos.
Contudo; entre os preparos mais tradicionais estão o nhoque de mandioca com molho de carne seca e o churrasco de carne bovina com mandioca, de forte influência gaúcha.
Há ainda o okinawa-soba, prato típico das Ilhas Ryukyu, que consiste em uma sopa quente com macarrão, carne suína, caldo e condimentos.
A sopa paraguaia é também comum na região e consiste em uma espécie de bolo feito com milho, queijo e cebola. A chipa, iguaria trazida pela comunidade libanesa, é um pãozinho de queijo que se assemelha ao nosso pão-de-queijo.
E não podemos falar sobre a gastronomia de Campo Grande sem mencionar principalmente o Arroz Carreteiro e a assimilação de ingredientes regionais em preparos, como o Pequi e da Guariroba. Por fim, há o tereré, que traz a refrescância da infusão de erva-mate e água.
Repleta de sabores inesquecíveis, a capital do Mato Grosso do Sul promete conquistar o viajante também pelo paladar.
Turismo em Campo Grande MS: O que fazer
No museu Dom Bosco, localizado no Parque das Nações Indígenas, é promovido um resgate e feita a celebração dos povos indígenas originários da região.
Nesse mesmo parque está localizado o MARCO — Museu de Arte Contemporânea, e diversas outras atrações culturais. Além disso, as áreas verdes são também ideais para atividades ao ar-livre e não é incomum encontrar com pássaros e capivaras na região.
Há ainda o Complexo Ferroviário, a Praça das Araras, o Lago do Amor, o Bio parque Pantanal e diversos outros pontos que falaremos brevemente abaixo:
O Parque das Nações Indígenas
O Parque das Nações Indígenas oferece principalmente uma variedade de atrações e opções de lazer; ele abriga o MARCO — Museu de Arte Contemporânea, o Museu de Culturas Dom Bosco e ainda a Concha Acústica Helena Meireles.
O Museu de Arte Contemporânea (MARCO) possui uma rica coleção de obras de arte dos mais variados gêneros e conta com a atualização regular de suas exposições.
Já o Museu das Culturas Dom Bosco celebra a rica diversidade de culturas indígenas cruciais para a formação do Mato Grosso do Sul e do Brasil.
O acervo do museu possui artefatos que possibilitam a imersão em cada sociedade. Através deles é possível obter percepções sobre principalmente os povos Terena, Guarani-Kaiowá, Guató, além dos Xavantes, Carajás e Bororos.
O Parque das Araras
O Parque das Araras é um espaço que combina a natureza, a arte e a cultura em meio a cidade de Campo Grande MS. Nesse espaço aconchegante está localizado o Monumento das Araras, erguido em 1964.
Esse monumento não apenas representa as aves coloridas e exuberantes, ícones da fauna do Pantanal, mas também objetiva a conscientização a respeito da preservação das espécies da fauna local.
O ambiente tranquilo e cercado por áreas verdes é ideal para um passeio e para momentos de relaxamento ao ar-livre. Porém, pode ser um ponto de encontro e manifestações culturais, abrigando eventos e festivais ao longo do ano.
O Bio parque Pantanal
O Bio parque Pantanal é um complexo aquático, considerado o maior aquário de água doce do mundo, que reúne entretenimento, educação e conservação da biodiversidade em um só lugar.
O espaço oferece aos seus visitantes uma experiência fascinante e educativa gratuitamente. Ele foi desenvolvido para mostrar a riqueza da vida aquática da região do Pantanal, principalmente porque é uma das maiores planícies alagadas do mundo e um dos ecossistemas mais diversos do planeta.
Nele estão contidos 32 tanques, cada um representando um ecossistema aquático. Há pelo menos 230 espécies de peixes (80% nativas do pantanal) e o tanque Neotrópico, com a interessante característica de simular uma floresta inundada da Amazônia, com seus cipós, troncos e plantas submersas.
Além dos aquários, há exposições educativas e passeios guiados, onde é possível aprender principalmente mais sobre a vida aquática e a preservação dos ecossistemas. Lembre-se de agendar previamente a sua visita, o número de visitantes é limitado devido à capacidade de ocupação.
Eventos em Campo Grande
Principalmente; durante os meses de julho e agosto, acontece o Festival de inverno de Campo Grande, com uma programação variada de shows, apresentações de dança, exposições e peças de teatro. Da mesma forma, o festival anual “América do Sul”.
Nesse festival é celebrada principalmente a diversidade cultural sul-americana através da dança, artes visuais, do cinema, música e gastronomia.
E por falar em gastronomia, a cidade recebe também um Festival Gastronômico que reúne chefs da região na oferta de uma ampla variedade de pratos criativos e tradicionais.
As principais dicas de Viagem para Campo Grande MS
Se está considerando visitar Campo Grande, há algumas dicas das quais você poderá se beneficiar. São ideias gerais de como chegar, como se locomover pela cidade e os melhores locais para buscar a hospedagem. Anote:
Para chegar a Campo Grande existem duas alternativas, a primeira, através do transporte aéreo e a segunda, pelo rodoviário. No caso da primeira, o Aeroporto Internacional de Campo Grande servirá como porta de entrada para a cidade.
Ele recebe voos nacionais vindos de diversas partes do Brasil e facilita o acesso à cidade. Ao chegar ao aeroporto, recomenda-se utilizar os serviços de transporte facilitados pelo espaço, táxis ou aplicativos de viagem.
Quem vai de carro ou ônibus, acessa a cidade por estradas bem conservadas. Há a BR 163, conectando o sul do Brasil ao estado do Mato Grosso do Sul, mas também a BR 262, que conecta as outras regiões do Brasil.
Contudo; para se locomover pela cidade, há a opção do transporte público local, que possui diversas linhas e é a opção mais acessível de locomoção. Certifique-se somente de conferir os itinerários e os horários com antecedência para garantir que chegaria a tempo no destino desejado. Os táxis e aplicativos de transporte são, claro, as opções mais confortáveis.
Em relação à hospedagem, bairros como Centro, Jardim dos Estados, Chácara Cachoeira e Cidade Jardim são boas alternativas. O centro, principalmente por sua localização, fica próximo às atrações turísticas, restaurantes e comércio local.
O Jardim dos Estados por ser uma alternativa mais tranquila e residencial, contando com opções de hospedagem diversas. O Chácara Cachoeira é também indicado para quem busca uma estadia mais tranquila e próxima a áreas verdes.
Contudo; o Cidade Jardim é próximo ao Parque das Nações Indígenas e possui uma atmosfera agradável e boas opções de hospedagem.
Ecoturismo em Campo Grande MS
Os amantes da natureza que buscam experiências de ecoturismo encontrarão inúmeras oportunidades em Campo Grande e seus arredores. A região oferece uma diversidade de paisagens naturais, convidando os viajantes a explorar trilhas, descobrir rios cristalinos e mergulhar na impressionante fauna e flora local.
O Parque das Nações Indígenas é um local que não deve ser ignorado pelos entusiastas do ecoturismo. Este amplo espaço urbano disponibiliza trilhas para caminhadas e corridas, proporcionando um vislumbre da fauna local. Uma sugestão é percorrer a trilha que circunda o Lago do Amor.
Parque Estadual do Prosa
Outra opção na área urbana de Campo Grande é o Parque Estadual do Prosa, onde trilhas autoguiadas levam os visitantes a um encontro com a vida selvagem, incluindo capivaras, macacos e diversas espécies de aves.
Além disso, Campo Grande serve como ponto de partida para diversas expedições ao Pantanal. Os visitantes podem desfrutar de passeios de barco para observação de animais, pescar e até mesmo se hospedar em pousadas rurais para uma imersão completa na fascinante vida pantaneira.
Para uma experiência de ecoturismo mais ampla no estado do Mato Grosso do Sul, Bonito é uma joia localizada a cerca de 300 km de Campo Grande. Bonito oferece oportunidades únicas, como flutuar em rios de águas cristalinas, explorar cavernas e trilhas, e contemplar a vida selvagem em uma das regiões mais bem preservadas do Brasil.
Campo Grande é sem dúvidas um tesouro a ser explorado no Brasil. Seja por seus museus, parques, mercados ou pelos eventos que ocorrem ao longo do ano, é uma cidade que oferece experiências únicas para todos os gostos.
Enfim, essa é apenas a introdução a um dos lugares turísticos mais interessantes do Brasil. Contudo, continue acompanhando nosso conteúdo para obter informações detalhadas de lugares turísticos, eventos e dicas exclusivas de viagem!