Considerada o caribe brasileiro, Maceió é uma cidade à beira-mar e capital do estado de Alagoas que possui uma cultura vibrante em fusão harmoniosa principalmente com as belezas naturais que a rodeiam, então; o que fazer em Maceió?
Com clima ameno e temperatura média anual entre 26 e 30 °C, a cidade serve de refúgio de sol e mar durante todo o ano. Suas praias deslumbrantes assumem principalmente o protagonismo entre os atrativos.
As praias de Jatiúca e Ponta Verde são paradas obrigatórias. Bem como; da Pajuçara, famosas por suas águas tranquilas, é de onde partem diversos passeios de jangada até piscinas naturais.
Há ainda diversas outras praias que merecem a nossa atenção e das quais falaremos em nosso conteúdo. Contudo; mencionaremos também as atrações para os amantes de cultura, entusiastas de história e arquitetura e para aqueles que desejam garantir uma experiência inesquecível na cidade.
Continue lendo para descobrir as belezas de Maceió e anotar tudo o que tem a fazer nesse destino imperdível do nordeste.
O que fazer em Maceió: As praias de Maceió e arredores
Acima de tudo; Maceió e seus arredores são repletos de belíssimas praias, cada qual com sua personalidade e suas atrações particulares. A deslumbrante costa de Alagoas é marcada principalmente por areias finas e douradas, e por águas cristalinas que a fizeram conhecida como caribe brasileiro.
Quem busca saber o que fazer em Maceió, pode se dedicar a conhecer algumas das mais emblemáticas praias da cidade e seus arredores. Confira:
A Praia de Pajuçara
A Praia de Pajuçara é famosa por seu movimento, por suas águas e coqueiros; é também de onde partem jangadas rumo às piscinas naturais. Situada a poucos passos do centro, é considerada uma opção imperdível para quem busca conferir de perto as belezas da cidade com todas as facilidades urbanas ao redor.
A orla da praia é repleta de bares, quiosques e restaurantes.
Porém, o que torna sua praia tão especial é a sua extensão de areias douradas, banhadas pelas águas do oceano. É o local ideal para famílias que viajam com crianças, principalmente devido às suas águas calmas e rasas.
Praia de Ponta Verde
Pouco após a Pajuçara, você chegará à Praia de Ponta Verde, conhecida por sua orla repleta de coqueiros. Uma vez em Ponta Verde, confira a placa “eu amo Maceió” e faça o seu registro!
Embora seja uma praia deslumbrante, é importante mencionar que a maré na Praia de Ponta Verde varia significativamente, com maré alta e maré baixa claramente distintas.
Durante a maré alta, as ondas podem ser mais fortes e até atingir o calçadão, já durante a maré baixa, a praia se transforma em uma piscina natural, ideal para nadar e relaxar. Confirma as condições de banho antes de programar o seu dia.
Praia da Jatiúca: Onde as ondas são o atrativo
As águas na praia da Jatiúca assumem tons azuis e esverdeados. Ela é mais agitada que as mencionadas Pajuçara e Ponta Verde e, por essa razão, atraem principalmente surfistas e praticantes de outros esportes aquáticos.
Contudo; essa praia oferece uma variedade de barracas e quiosques que servem pratos da culinária local. Aproveite para saborear o famoso camarão à beira-mar, uma das especialidades da cozinha alagoana.
Os quiosques também oferecem algumas comodidades, ou seja; cadeiras e guarda-sóis. Você também pode alugar pranchas de stand-up paddle para explorar as águas e a costa.
Praia do Francês
A Praia do Francês, nos arredores de Maceió, é um destino belíssimo principalmente pela visita. Com águas calmas durante a maré baixa e a barreira de corais que a rodeia, é ideal para famílias com crianças que desejam evitar ondas fortes.
Praia do Gunga
A praia do Gunga se destaca por sua beleza natural. Há uma faixa de coqueiros intermináveis e águas cristalinas, e nela, é possível realizar passeios de buggy pelo paredão de falésias coloridas ou voar de ultraleve para ter uma vista panorâmica da região.
Além das praias mencionadas, vale a pena visitar a Praia de Barra de São Miguel, de Cruz das Almas, do Carro Quebrado, Tabuba, Paripueira, Sonho Verde e a Praia de Duas Barras.
O que fazer em Maceió: Explorando a cultura local e a riqueza do artesanato na cidade
Além de suas praias, Maceió oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer principalmente a riqueza de sua cultura e a criatividade de seu povo. Incluir uma visita ao universo do artesanato apresenta uma faceta colorida, intrigante e interessante da história do estado.
Uma das recomendações é a Feira de Artesanato da Pajuçara. Localizada na praia da Pajuçara é uma vitrine para o artesanato alagoano. Em um galpão colorido, há uma infinidade de barraquinhas exibindo os mais variados produtos, desde redes até roupas em renda e lembranças do local.
Outra opção é o Pavilhão do Artesanato, que oferece uma experiência semelhante a da Feira da Pajuçara, mas com uma estrutura mais profissional, além de estacionamento.
O Mercado Central de Maceió também abriga muitos produtos artesanais. Há cerâmicas, lustres de palha, chapéus, sapatos, bolsas e diversos outros que refletem principalmente a riqueza cultural de Alagoas.
Por fim, há o passeio pelas ruas do Pontal da Barra, onde está localizada a rua das rendeiras, área de mulheres talentosas que vivem do filé, uma renda típica de Alagoas.
O que fazer em Maceió: História e cultura da cidade
Quem procura por um roteiro mais histórico e cultural em Maceió não se decepcionará com as alternativas. Há diversos espaços que permitem conhecer um pouco mais da história do lugar e descobrir os aspectos que moldaram a sua identidade.
No coração da cidade está localizada a Catedral Metropolitana. Esse templo católico é um testemunho da arquitetura e da fé que moldaram a cidade. Com sua pedra fundamental lançada em 1840 e inaugurada 9 anos mais tarde, ela mistura estilos, incluindo o neoclássico e o corinto.
Contudo; o Palácio Floriano Peixoto ou Palácio do Governo, é outro ponto histórico de Maceió. Construído a partir de 1893, serviu como residência a governantes e foi a sede do governo por muitos anos.
Hoje o edifício abriga um museu. Em visitas guiadas, os visitantes podem explorar as suas salas com móveis originais antigos, admirar as obras e conhecer as exposições dedicadas a figuras alagoanas notáveis, como Lêdo Ivo e Aurélio Buarque de Holanda.
Entre o centro da cidade e o bairro de Jaraguá, está o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore. Nomeado em homenagem a Théo Brandão, professor e folclorista, este museu é uma celebração da cultura alagoana.
Enfim; instalado no Palacete dos Machados, abriga uma coleção diversificada que inclui obras de artistas locais, objetos de festividades populares, artesanato, utensílios, imagens religiosas e muito mais.
O que fazer em Maceió: Visita a piscinas naturais e a foz do São Francisco
Uma visita a Maceió não seria completa sem experimentar principalmente os passeios de jangada e de barco. Ir às piscinas naturais de Pajuçara leva em torno de 20 minutos em uma viagem nas jangadas típicas.
O passeio transporta o viajante para um banco de areia e revela piscinas naturais de águas cristalinas. É possível relaxar, mergulhar entre os recifes de corais e nadar junto a peixes coloridos.
E há também o passeio de barco até a foz do São Francisco, onde as águas do rio encontram o oceano. A mistura da água doce com a salgada não se destaca somente pelas cores, mas por sua beleza singular.
A viagem é cercada por paisagens deslumbrantes e densa mata ciliar. Durante o passeio, é possível realizar paradas para um mergulho revigorante nas águas do São Francisco e é possível, também, explorar as dunas de Piaçabuçu.
Barcos maiores realizam uma parada em uma ilha desabitada com farol abandonado, tornando essa viagem ainda mais peculiar e interessante.
Há muito para se fazer em Maceió e não restam dúvidas de que o destino é um daqueles que encantam e deixam marcas permanentes na lembrança de seu visitante, seja por suas paisagens, praias, artesanato e cultura local riquíssima.
Enfim; se deseja continuar explorando os atrativos de Maceió e de diversos outros Lugares Turísticos, navegue por nosso conteúdo e comece a planejar as próximas viagens!