Porto Velho é a capital do estado de Rondônia e se destaca não somente por sua cultura e história, mas pela impressionante dimensão geográfica. Com meio milhão de habitantes, é uma das capitais estaduais mais extensas do país, com área superior a de países como a Bélgica e Israel.
Quem visita Porto Velho tem a oportunidade de explorar uma riqueza de atrações culturais, históricas e principalmente naturais, além de diversos restaurantes com pratos da culinária local.
Entre os principais pontos turísticos da cidade estão a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério da Candelária e as Três Caixas D’Água, símbolos icônicos da cidade.
Além disso, há diversas atrações para os apaixonados pela natureza. Além dos parques da cidade, que são pontos imperdíveis para momentos de tranquilidade e relaxamento, há a oportunidade de realizar passeios de barco pelas águas do rio Madeira.
Para quem busca por um pouco de cultura, não faltam alternativas: há o Museu da Memória Rondoniense, o Palácio Getúlio Vargas e a Casa de Cultura Ivan Marrocos.
Contudo, esses são apenas alguns elementos que tornam Porto Velho uma cidade tão interessante. Se deseja obter mais informações a respeito do destino, hospedagens recomendadas, gastronomia e principalmente dicas para o viajante aproveitar ao máximo a sua estadia, continue lendo o nosso conteúdo.
O que fazer em Porto Velho
Por ser uma cidade rica em história, belezas naturais e cultura, Porto Velho oferece principalmente a seus visitantes diversas atrações e atividades que garantem uma estadia memorável na capital do estado.
Por estar tão associada à Porto Velho, comece a sua jornada pela Estrada de Ferro Madeira Mamoré. O local foi palco das gravações da série Mad Maria da TV Globo, é em sua visita, será possível explorar os trilhos e locomotivas antigas, testemunhos vivos do passado ferroviário da cidade.
Contudo, por ser uma cidade rica em história, belezas naturais e cultura, Porto Velho oferece aos visitantes diversas atrações e atividades que garantem uma estadia memorável na cidade.
E já que estamos falando sobre as atrações históricas, aproveite para adicionar em seu roteiro uma visita a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, Cemitério da Candelária e a sede da Arquidiocese.
Conheça também As Três Caixas D’Água, o Museu da Memória Rondoniense, a própria praça Getúlio Vargas e seus entornos. E, depois de tanta história, explore um pouco da natureza em Porto Velho.
O Parque Natural de Porto Velho, o Parque Circuito e o Parque da Cidade são excelentes oportunidades para desfrutar de atividades ao ar livre, caminhadas e piqueniques. E já falamos antes, mas não custa repetir: passeie de barco pelo rio Madeira para garantir uma experiência completa!
Os Principais Pontos Turísticos de Porto Velho
Como vimos, há muito o que ser feito em Porto Velho. A cidade é um destino imperdível para viajantes que desejam descobrir o que existe de melhor na Região Norte do Brasil. Entre os principais pontos turísticos da cidade, além dos já citados, estão:
A Praça Getúlio Vargas
A Praça Getúlio Vargas é um ponto de convergência vibrante e cultural no centro de Porto Velho. É um espaço público com elementos arquitetônicos, naturais e principalmente culturais marcantes da cidade.
Ela está situada entre o imponente Palácio Presidente Vargas, que já abrigou o governo de Rondônia e o Mercado Cultural de Porto Velho. É como se a praça representasse um elo entre o passado e o presente da cidade.
Há na praça um obelisco imponente que foi erguido em 1922, antes mesmo da própria praça ser construída. Ele é um monumento que testemunha principalmente a evolução da cidade ao longo do tempo e todos os elementos que foram surgindo ao seu redor.
A Praça é um local onde os moradores e os visitantes podem relaxar, ler um livro ou apreciar aquela atmosfera. Em ocasiões especiais – e por ser próximo ao mercado cultural -, a praça se enche de vida e reúne artistas e músicos que celebram a riqueza cultural da cidade.
O Mercado Cultural de Porto Velho
O Mercado Cultural de Porto Velho é um espaço de cultura e gastronomia. Localizado no centro, em frente à Praça Getúlio Vargas, apresenta uma arquitetura colonial encantadora e convidativa.
O Mercado tem raízes profundas principalmente na história da cidade, tendo sido inaugurado no ano de 1950 como “Mercado Municipal”. Hoje, é um espaço de encontro e expressão artística, dedicado a promover a cultura e a música.
O local conta com programações semanais que celebram a diversidade cultural, oferecendo aos visitantes atrações culturais, dança e principalmente muita arte. Outro atrativo do espaço é, claro, a gastronomia.
Entretanto, existem diversas barracas e restaurantes ao longo do Mercado Cultural com pratos regionais e da culinária brasileira. Aproveite a visita para degustar os preparos mais populares da cidade.
Entendendo melhor as Três Caixas D’Água
As Três Caixas D’Água, conhecidas como As Três Marias, são símbolos da cidade. Elas estão localizadas na praça de mesmo nome, no centro da cidade, e não são apenas reservatórios de água, mas testemunhos da engenhosidade, sustentabilidade e da história do lugar.
O primeiro dos tanques foi erguido em 1910, seguido por dois outros em 1912. Eles desempenharam papel vital no abastecimento de água da cidade de Porto Velho por quase meio século, até o ano de 1957.
Com capacidade para impressionantes 200.000 litros de água cada, essas estruturas se destacam como um feito de engenharia se considerarmos a época em que foram instaladas.
O Museu da Memória Rondoniense: Resgate da história e da cultura
O Museu da Memória Rondoniense, também conhecido como Palácio da Memória, é um espaço que une elementos da história e principalmente da cultura e da arquitetura do estado.
Dentro do museu, os visitantes encontram uma coleção impressionante de móveis que remonta às eras do governo. Esses móveis são amostras tangíveis de uma parte da história da região, que é complementada pela coleção de objetos, arte e fotografias regionais que capturam principalmente a essência da vida em Rondônia ao longo do tempo.
O Museu é lar dos acervos do Museu Estadual de Rondônia e do Centro de Documentação Histórica. No espaço, há diversas exposições permanentes e temporárias, além de uma equipe dedicada e apaixonada por compartilhar a riqueza do patrimônio de seu estado.
Teatro Estadual Palácio das Artes de Rondônia
O Teatro Estadual Palácio das Artes de Rondônia, situado no bairro Olaria, foi inaugurado no ano de 2014 e é um marco principalmente na cena cultural da região Norte do Brasil. Tem o privilégio de ser o maior de toda a região norte, com capacidade impressionante para 1100 pessoas.
Ao contratar no teatro, o interior não decepcionará. É um ambiente de celebração da cultura, com detalhes que homenageiam a herança da região. Se você é um apreciador da música clássica, teatro e ballet, com certeza encontrará na programação alguma atração para adicionar à sua viagem.
A Hidrelétrica de Santo Antônio
Localizada a apenas 6 km do centro de Porto Velho, a Hidrelétrica é uma maravilha da arquitetura e engenharia modernas. A imponente estrutura é uma demonstração impressionante do poder principalmente da engenharia hidráulica e da busca da humanidade por fontes de energia mais sustentáveis.
Com 50 turbinas do tipo Bulbo, é a quinta maior hidrelétrica em operação no Brasil. As muralhas da hidrelétrica impressionam por sua altura: são 13,9 metros e uma extensão de 2.700 metros.
Os visitantes podem visitar a usina aos finais de semana e durante a visita, o é possível explorar a fundo a hidrelétrica, conhecer o funcionamento das turbinas e aprender sobre a geração de energia limpa e renovável.
O Memorial Rondon
O Memorial Rondon está situado na vila de Santo Antônio do Rio Madeira e possibilita uma experiência recheada de história e belezas naturais.
As visitas guiadas começam com um filme de 6 minutos que apresenta aos visitantes a história da Saga de Rondon – Cândido Rondon -, o herói nacional e militar que liderou expedições desbravadoras no oeste do país e foi crucial na expansão do território nacional.
O museu é um dos destaques do lugar, abrigando um acervo impressionante de 400 peças que mostram um pouco da história, da cultura e principalmente da vida na região amazônica. Entre as exposições, há artefatos indígenas, objetos históricos e obras de arte que representam a riqueza do local.
Uma oca indígena da Amazônia é uma das atrações mais interessantes e oferece ao visitante a oportunidade de conhecer a arquitetura e a vida das comunidades indígenas da região.
Hospedagem em Porto Velho: Encontre o melhor hotel na cidade
Porto Velho oferece uma gama diversificada de hospedagens, seja para turistas que buscam por aventuras na Amazônia, quem viaja à trabalho ou quem só deseja descansar e explorar um pouco da cultura local.
O centro está entre os melhores bairros para se hospedar devido à proximidade com as principais atrações da cidade, além, é claro, da conveniência de estar perto do comércio e dos principais restaurantes. O bairro Olaria é também uma ótima alternativa, assim como o Caiari e a Areia Branca.
Contudo, entre as opções de hospedagem, os hotéis tradicionais se destacam em diferentes categorias, dos mais luxuosos aos mais econômicos. Os pontos comuns entre os mais diversos estabelecimentos são a hospitalidade amazônica, a proximidade à natureza e a acessibilidade.
Entre os melhores hotéis da cidade estão:
Oscar Hotel Executive
O Oscar Hotel Executive está localizado, também, no centro de Porto Velho. É um hotel sofisticado que oferece principalmente uma experiência de hospedagem de alta qualidade.
Os quartos modernos contam com TV LCD – em alguns, podendo ser de 52” -, frigobar, telefone e há ainda alternativas com banheiras de hidromassagem e uma área de estar.
O buffet do hotel serve um delicioso café da manhã e ele ainda possui a vantagem de estar a uma curta caminhada das principais atrações da cidade.
L’Acordes Hotel
O L’Acordes Hotel é uma opção moderna e bem localizada para quem visita Porto Velho a negócios. Próximo às principais vias de acesso, ele oferece conforto e conveniência por um preço acessível.
Os quartos são espaçosos e equipados por ar-condicionado, TV, estações de trabalho e wi-fi gratuito. Há uma área de lazer com piscina e churrasqueira, além de salas para eventos.
A culinária de Rondônia: Encontre os melhores restaurantes em Porto Velho
A capital de Rondônia reserva uma experiência única quando o assunto é culinária. Há, certamente, influências indígenas em seus preparos, bem como amazônicas e nordestinas.
O bolo de macaxeira é uma das sobremesas mais tradicionais e entre os pratos principais, está o pato no tucupi e o filé de dourado. E se deseja experimentar essas ou alguma outra iguaria local, anote o nome dos principais restaurantes da cidade:
Casarão do Peixe
O prato oficial de Porto Velho é o Pirarucu Ronon e no Casarão do Peixe, ele é feito com maestria. O restaurante descontraído oferece uma grande variedade de peixes regionais, como o tambaqui e a jatuarana, a preços bastante acessíveis.
Recanto do Tambaqui
Às margens do Rio Madeira, está o Recanto do Tambaqui, um restaurante tradicional de Porto Velho que serve o famoso peixe amazônico geralmente envolto em uma folha de bananeira.
Outro prato típico servido no restaurante é a caldeirada, preparada com peixes regionais em um caldo com ovo cozido, tomate, pimentão, chicória, coentro e jambu. Em sua estadia, aproveite a oportunidade para conhecer melhor um pouco mais dessa cozinha.
Dicas adicionais para sua ida a Porto Velho/RO
A cidade de Porto Velho possui clima equatorial, o que significa que há estações únicas e secas. A melhor época para conhecer a cidade é durante a estação seca (de maio a setembro), quando as chuvas estão escassas e as atividades ao ar livre se tornam mais agradáveis.
Por conta do calor intenso da região, é importante fazer o uso de protetores solares e preferir roupas leves, quem sabe até mesmo um chapéu para as suas caminhadas. A região também é propícia à mosquitos, então certifique-se de estar com o seu repelente em mãos.
Enfim; Porto Velho reserva a seus visitantes muita história e diversos atrativos. Por isso, anote as principais dicas de nosso conteúdo e garanta uma estadia memorável na cidade. E se deseja conhecer um pouco mais sobre diferentes lugares turísticos, visite o nosso blog e acesse os nossos conteúdos.